2º artigo temático sobre o Mensalão

Uma mancha negra na História do Brasil

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

 

Deve-se a um auto-intitulado revolucionário, o fundador do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu, a chefia da organização criminosa que executou o maior escândalo do governo Lula, uma mancha negra na História do Brasil, o Mensalão.

Segundo a peça de acusação do procurador geral da República, Roberto Gurgel, no processo da Ação Penal 470, que julga os mensaleiros, foi ele, José Dirceu, quem comandou de fato o esquema ilícito. Foi denunciado com todas as letras: “Dirceu foi o mentor e Valério o executor”

Registra-se que a atuação do núcleo dirigente do Partido dos Trabalhadores e a hierarquia governamental ligada ao partido obedeceram a um projeto de poder traçado por Dirceu, “20 anos de poder petista”, que justificava a expropriação do dinheiro público para cumprir a meta.

A História está cheia de loucuras criminosas, ceifando vidas e biografias em nome de pretensas ideologias que, do ponto de vista lógico, aboliam as contradições sociais e políticas. Os stalinistas citam com indisfarçável orgulho que Stálin foi assaltante de estradas…

Muitos lulo-petistas passaram pela lavagem cerebral deste confuso conjunto de idéias que norteia hoje o PT no poder. Esses infelizes adotam uma ideologia distorcida, um falso socialismo que justifica a mentira, o assassinato, o roubo e o impudente cinismo.

José Dirceu aproveitou-se desses. Usou ‘companheiros tarefeiros’ que não rivalizavam com a sua inegável inteligência, para executar a diabólica tarefa que, embora negue em sua defesa, conhecia de cor e salteado. Com José Genoíno, Delúbio Soares e Silvio Pereira, formou o núcleo central da ação.

Sua orientação para a formação de uma base de apoio parlamentar ao governo recém conquistado exigia clara e diretamente muito dinheiro para cooptar os picaretas. E ele sabia de onde tirar esse dinheiro.

Tudo isto é indesmentível. Marcos Valério, experiente corruptor, que já havia articulado esquema semelhante no governo de Minas Gerais, entrou no bando para garantir apoio político, e passou a ser presença obrigatória nas reuniões que tratavam de relações bancárias para empréstimos ao PT.

A ascendência do Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República sobre todos está clara na peça de acusação exposta no Supremo Tribunal Federal. Ele os conhecia e acompanhava toda movimentação, participando diretamente das negociações com deputados corruptíveis.

Fica assim registrado que ele foi o mentor e Valério o executor. Entre as quatro paredes da Casa Civil que ocupava, ao lado da sala do então presidente Lula da Silva, Dirceu atuava sem usar o telefone e sem movimentar contas bancárias. Tudo era feito através de laranjas, sem deixar as suas digitais na atividade imoral e ilegal.

José Dirceu me levou a reler Mac Beth, com uma frase teatral bombástica de Shakespeare, posta na boca de Lady MacBeth: “Todos os perfumes da Arábia não desinfetariam esta mão”…

Essa mão conduzida pelo amoralismo dos fins que justificam os meios, cometeu “o mais atrevido caso de corrupção e desvio de recursos no Brasil”, conforme Roberto Gurgel, enfrentando corajosamente ameaças. Ao Procurador, empresto o meu apoio, sensibilizado pela sua mensagem ao encerrar a peça acusatória:

“Sinto o dever de fazer o registro de que, em 30 anos de exercício de profissão, jamais enfrentei nada sequer comparável à onda de ataques grosseiros e mentirosos feitos por variados meios para constranger e intimidar o Procurador da República. A voz do Ministério Público continuará a ressoar forte, íntegra e serena”.

10 Respostas para “2º artigo temático sobre o Mensalão

  1. Muito bom Miranda ! Gostei !Abs.

  2. Grande ensaio Miranda. Gurgel foi muito feliz em sua fala no STF e felicíssimo quando disse que o mensalão foi o maior e mais vil ataque ao Brasil já perpetrado desde Cabral, o Pedro e não o Sérgio.

  3. PGR CUMPRE COM LOUVOR SUA MISSÃO JUNTO AO STF PARA ACUSAR OS RÉUS DO MENSALÃO… Nesse caso emblemático seria impossível correr da responsabilidade, ainda que tenham autoridades do Judiciário nitidamente envolvidos e não denunciados. Pessoalmente acredito que tem alguma carta na manga desses togados, que vão promover um circo de aparente sinceridade, mas que de fato e de direito não deve condenar ou se condenar não devem cumprir penas na forma da lei. Vão pagar algum tipo de multas, no máximo. Mesmo porque CX2 não é crime previsto em lei e o Mensalão é ilação jurídica. Quando digo que o PGR cumpriu com louvor, é fato técnico de direito, mas que não será fato consumado de justiça.

  4. aliriocavalcant

    PARABÉNS PELO ARTIGO. LADY MACBETH TINHA RAZÃO…MAS, É TÃO ATUAL…PARA COROAR; O PGR NÃO PODERIA TER DEIXADO DE INQUIRIR TOFOLI. SE ISSO NÃO FOR FEITO NAS PRÓXIMAS HORAS; O JULGAMENTO SERÁ INVIABILIZADO E RESTARÁ APENAS UMA MÁSCARA A CAIR QUE SÓ SABEREMOS AO FIM E AO CABO.

  5. O que me assusta nessa história é o poder imenso que, mesmo depois dessas safadezas e roubalheiras, o PT no geral e os defensores do Zé Dirceu em particular ainda têm um poder imenso na tal “mídia” na qual eles gostam tanto de jogar seu cuspe sujo em cima. No caso da internet então, a coisa é muito pior: parece que o partido conseguiu fazer lavagem cerebral na cabeça da moçada e praticamente monopolizou o twitter.

    E pelo jeito eles não vão parar nem se conformar enquanto não transformarem o Brasil numa Democratura de Bananas Avermelhadas como a Bolívia, o Equador ou a Venezuela. Alguns ainda sonham (muitos de seus condomínios fechados em Alphaville) com Cuba…

  6. Excelente artigo, Miranda Sá !! Parabéns !!
    Não alimento esperança de que algum dos criminosos chegue a cumprir pena em regime fechado ….
    Contudo, alimento a esperança de que o povo expurgue o PT do poder ….
    Vamos propagar aos quatro ventos esse escândalo !!
    Cheers !!

  7. Tibiro da Ilha

    Parabéns Miranda pelo excelente artigo.

  8. Lelezinha_09 (Zinha)

    Como sempre,muito bom seu artigo.
    Dá gosto lê-lo! Vc “disseca” bem o tema.
    Gde abç

  9. Parabens amigo, gostei muito !!!

  10. Sérgio Santos

    Parabéns amigo, muito bom seu artigo!

Deixe um comentário