Crônica de viagem

6ª posição no ranking dos banqueiros

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br

 

Basta sair do País e ir logo ali, no Peru, Chile ou Uruguai para se convencer que a 6ª posição do Brasil na economia mundial nada tem a ver com o povo brasileiro: é uma posição assumida pelos banqueiros nacionais e estrangeiros que aqui agem.

Envergonha-me dizer que o Rio de Janeiro, imundo, de ruas e calçadas esburacadas, os ditos moradores de ruas, mendigos, psicopatas e drogados, afasta o olhar da linda paisagem natural para a miséria inflacionada por governos incompetentes e corruptos.

Não é só o Rio. São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além de quase todas as capitais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste nos envergonham, como p entorno de Brasília, que não sai nos cartões postais. Salvam-se algumas cidades do Sul, de ‘ouvir dizer’.

É triste a constatação do viajante brasileiro, vendo Lima – a capital do Peru – revelar-se urbanisticamente muito superior às nossas grandes cidades. Pessoalmente, fico consternado vendo os limenhos frequentando praças e parques, sentando-se nos bancos dos jardins e passeando nas calçadas de mãos dadas.

Não vi o lixo compondo a paisagem, nem tampouco a exibição da miséria, da loucura e do vício. Em seis dias, andando fora do esquadro da burguesia e até em bairros periféricos (‘não aconselháveis’) constatei apenas dois pedintes.

Tem mais. Com nove milhões de habitantes, as crianças até 10 anos estão na escola e não há filas à porta dos hospitais públicos e muito menos pacientes deitados em macas nos seus corredores.

Há informantes atenciosos e amáveis espalhados pelo Centro Histórico, museus e pontos turísticos; e humilhou-me o oferecimento gratuito de acesso à internet em muitos logradouros.

Finalmente, nesta Lima de San Martin de Porres, apesar da sua forte tradição católica, constata-se uma completa liberdade religiosa, com templos evangélicos, ortodoxos, budistas e xintoístas.

Como se não bastasse a qualidade de vida que a capital peruana nos oferece, fica a olhos vistos o reconhecimento da população alegre e orgulhosa do seu País.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s